Futebol

Maringá FC é destaque nas mídias sociais no Paraná

Em 2017 o Maringá FC, fundado em 2010, iniciou um novo ciclo em sua história. Com uma nova diretoria e profissionalização da gestão, o clube foi destaque nos gramados e garantiu dois títulos na temporada e o retorno à elite do futebol paranaense e à Série D do Brasileiro. Em 2018 o tricolor busca dois objetivos, garantir a permanência da equipe na Primeira Divisão do Estadual e buscar uma vaga na Copa do Brasil de 2019 e, na Série D, buscar o Acesso e o título da competição.

Em consequência dos bons resultados em campo e do trabalho realizado fora dele, outro setor que está se destacando é a comunicação com seus torcedores por meio dos canais oficiais da equipe. Hoje o Maringá Futebol Clube conta com diversas plataformas de interação com o público que estão crescendo diariamente e aumentando a visibilidade, tanto institucional, quanto de seus atletas, profissionais e patrocinadores. No Campeonato Paranaense da Primeira Divisão o time já é o quinto em maior número de seguidores, perdendo apenas para Atlético PR, Coritiba, Paraná Clube e Londrina, equipes que estão nas Séries A e B do Brasileiro.

Com canais e perfis oficiais no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter o tricolor maringaense movimenta mais de 35 mil pessoas com produção de conteúdos em diversas plataformas, permitindo assim a maior interação e engajamento de seus seguidores. Um dos grandes responsáveis pelo aumento de seguidores e engajamento em seus perfis foi a criação do MFC TV, canal que mostra em vídeos os bastidores, curiosidades e dia a dia da equipe.

“O MFC TV começou oficialmente em 2017, junto com a nova gestão da equipe e a nossa proposta é levar ao público aquilo que ele normalmente não vê nos veículos de comunicações. Como nossa demanda de imprensa ainda não é tão grande igual em grandes clubes de Série A e B de Brasileiro criamos conteúdos para mostrar os bastidores de um treino, um jogo, melhores momentos, curiosidades e entrevistas exclusivas com profissionais do clube”, explicou o diretor de comunicação do Maringá FC, Rodrigo Araújo.

Todos os conteúdos produzidos para o MFC TV são disponibilizados em três formatos, um completo para o Youtube e mais dois reduzidos para o Facebook e Instagram, buscando atingir o maior número de pessoas que estão presentes nas diferentes plataformas. Além de vídeos, a comunicação do MFC também possui publicações em textos, fotos e GIFs diariamente.

Levando em consideração as quatro plataformas em que a equipe realiza produção de conteúdo, a mais nova é o Twitter, que foi criada em julho de 2017, após o título da divisão de acesso do estadual e possui 318 seguidores atualmente. No Facebook, o Maringá atingiu, na última semana, a marca de 28 mil seguidores e é a plataforma de maior engajamento e interação com o torcedor. Neste último ano, no período de janeiro de 2017 a fevereiro de 2018, o clube teve um alcance de 4.228.833 e um engajamento de 339.588 pessoas em suas publicações. No Instagram o time possui 6.720 seguidores e é a rede social da equipe que mais cresce. Já no Youtube, o canal oficial, MFC TV, possui 711 inscritos e uma média de 680 visualizações por vídeo.

Além do interesse do clube no aumento da interação com o público, há também a questão comercial. Hoje os patrocinadores do Maringá Futebol Clube estão integrados em praticamente todas as publicações nos canais da equipe. “Nossos canais hoje são vitrines para nossos patrocinadores. Temos que explorar isso, pois o resultado é muito grande e também mensurável. Sabemos que o investimento no marketing esportivo, seja ele para fortalecimento de marca, ou ativação com o público, é um dos que mais dão resultados e no Maringá FC oferecemos essa oportunidade aos patrocinadores” explicou o diretor de Marketing da equipe, João Vitor Mazzer.

Mesmo ainda longe das grandes equipes do futebol paranaense, o departamento de comunicação do Maringá Futebol Clube acredita que com a sequência do trabalho e o bom desempenho da equipe em campo, a tendência é que o crescimento continue de forma ainda mais acelerada.

Confira a tabela com os números das 12 equipes da primeira divisão do Campeonato Paranaense nos principais canais digitais. Os dados foram captados no dia 28 de fevereiro de 2018.

Comentários

comentários