APAN Natação

Maringaenses disputam Campeonato Brasileiro de Natação

(Foto: Divulgação / Reprodução: Internet).
(Foto: Divulgação / Reprodução: Internet).

Redação Tem Esporte –

As equipes da Associação de Pais e Atletas da Natação de Maringá (APAN) e a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp) estarão com quatro atletas no Campeonato Brasileiro de Natação da categoria juvenil (15 e 16 anos). A competição será entre os dias 12 a 15 de dezembro, em Porto Alegre (RS), no Grêmio Náutico União (GNU). O campeonato será separado em quatro etapas, com as eliminatórias sendo realizadas de manhã e finais a tarde. Ambas as equipes contam com o apoio da Prefeitura de Maringá.

“Será a nossa última competição do ano. É um campeonato em que o nível técnico é equilibrado. A preparação dos atletas foi voltada exclusivamente para este campeonato. Agora, é ter concentração, e manter o foco. Porque qualquer erro pode ser crucial, principalmente na natação onde centésimos podem definir uma medalha”, disse o técnico da Apan, André Yamazaki.

O nadador da Apan, da categoria juvenil 2, Juliano Ito, explica que o objetivo para essa competição é abaixar as melhores marcas pessoais e conseguir conquistar uma vaga na final de alguma prova. “Vou competir nas provas 50 metros livre, 200 e 100 costas, e 100 peito. Chego no Brasileiro entre os oito melhores tempos na prova dos 100 metros costas. Agora é manter a concentração para conseguir bom desempenho”, cita.

Este Brasileiro obteve a marca de 462 atletas inscritos (294 masculinos e 168 femininos), com a inscrição de 98 clubes, distribuídos entre 22 estados. As maiores delegações são do Minas Tênis Clube com 30 atletas, Sport Club Corinthians com 29 atletas, e Fluminense FC/RJ com 27 nadadores. No Paraná, a equipe com maior número de atletas é o Clube Curitibano com 17 competidores.

Os atletas de Maringá nadarão 10 provas. Emily Bazan, juvenil 1, competirá nos 200 e 100 metros estilo peito. Juliano Ito, juvenil 2, participará dos 50 metros livre, 200 e 100 costas, e 100 peito. Gustavo Bessa, juvenil 1, nadará os 200 e 100 metros estilo peito. Maria Eduarda Megiatto, competirá na prova dos 200 e 100 metros estilo costas.

O Campeonato Brasileiro de Natação juvenil é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). As equipes maringaenses de natação participaram de diversas competições este ano, como Campeonato Paranaense, SulBrasileiro, Jogos Abertos do Paraná (Jap′s) e os Jogos da Juventude do Paraná (Jojup′s) e Campeonato Brasileiro.

Por: SESP Maringá

Comentários

comentários